terça-feira, 10 de maio de 2016

DENUNCIAS E AMEAÇAS NA CÂMARA DE PIMENTEIRAS.

A palavra é agradecimento, fico muito grata ao Povo de Pimenteiras por confiarem ao Blog Luisa Cunha dar voz as suas reivindicações, estou muito satisfeita porque essa voz chegou até a Câmara Municipal onde estão os representantes do Povo. A denuncia da população do povoado Mestiço deu origem a outras denuncias, vinda da população do povoado Torres, que também estão sem água pelo mesmo problema do Mestiço, que é a irregularidade no fornecimento de energia elétrica denominada por alguns vereadores como sendo um GATO. E na sessão de ontem na Câmara os vereadores usaram de suas falas para cobrar melhorias na distribuição de energia elétrica, sobre tudo na cobrança indevida de taxa de iluminação publica já que a população não estar sendo contemplada com esse serviço. 
VEREADOR JOÃO BOSCO
Sobre o assunto o vereador e presidente da Câmara João Bosco, colocou em sua fala que é um auxiliar administrativo, e por isso tem o dever de cobrar do gestor a melhoria em beneficio da população, pede que seja vista a questão da taxa de iluminação publica, que vem sendo cobrada de forma irregular visto que a população não tem esse beneficio, o vereador citou como exemplo, o povoado São Caetano, de onde recebeu reclamação dos moradores. O Presidente também recomendou aos colegas vereadores que entrasse na justiça para que a Lei que trata da eleição direta para escolha de diretores das escolas municipais, seja cumprida já que a Lei é clara em relação a essa eleição como consta no seu artigo 198. Ficando esclarecido por parte do presidente que o Gestor se nega a cumprir a Lei. Sugeriu também ao vereador Toinzinho que usasse o tratamento adequado para com os colegas vereadores, como costa na Lei Orgânica do Município por sentir-se ofendido com o tratamento dispensado a ele, o vereador Toinzinho em aparte respondeu ao presidente que se ele entrasse com uma petição de bloqueio das contas da prefeitura pelo não repasse a quase quatro meses da diferença dos salários dos vereadores, visto que ele como presidente tem esse poder, e a petição já fora feita outras vezes no mandato do então prefeito Netinho, que teve as contas bloqueadas pelo mesmo motivo porem por um prazo bem inferior a quatro meses, este o trataria com o devido respeito. O presidente João Bosco usou uma justificativa não muito clara exemplificando a relação entre Cuba e Estados Unidos, que o vereador Toinzinho considerou uma ameaça de morte a sua pessoa inclusive pediu registro em Ata, porem o presidente não respondeu ao vereador se iria ou não entrar com a petição do bloqueio das contas da prefeitura.
VEREADOR JANDER NOGUEIRA
O vereador Jander Nogueira em sua fala relatou a constatação in loco a falta d´água no povoado Torres a mais de cinco dias, bem como a retirada do medidor e da fiação de ligação elétrica pela ELETROBRAS, por constatar o furto de energia elétrica o famoso GATO, por parte da prefeitura o que configura crime, e também foi informado de que o gestor não estaria efetuando com regularidade o pagamento de energia, e que essas negligencias resultaram na interrupção do fornecimento de água para a população que vem sofrendo por falta de um bem indispensável para a nossa sobrevivência, configurando irresponsabilidade por parte do gestor em conceder que houvesse a pratica delituosa do furto de energia. Lamentou que a empresa responsável pela manutenção dos poços que é tão bem paga não tenha conhecimento de tamanha irregularidade. Falou também da indignação dos moradores pelo descaso com as estradas em especial a ladeira do Pau d´Arco no povoado Caldeirão da Areia e o roço das estradas que interligam aquelas comunidades.
VEREADOR AMYSTANIO RODRIGUES.
Ainda a respeito de reivindicações o vereador Amystanio Rodrigues solicitou do Gestor que fosse pago um salário digno aos trabalhadores municipais, e não o valor de quatrocentos reais como acredita ser o valor pago a maioria dos trabalhadores, falou também do seu desejo de que a Lei que trata da questão de Eleição direta para diretores fosse cumprida pelo Gestor, estranhamente o vereador Gilberto aparteou a fala do vereador Amystanio com um tom de voz visivelmente alterado para reivindicar a autoria da distribuição de água no Sitio das Onças como sendo obra do ex-prefeito Chico Bezerra, muito embora o momento da fala se tratasse da Eleição de diretores. Ficando esclarecido pelo vereador Lourival secretario de obras na época, que apenas a caixa d’água fora construída pelo ex-prefeito Chico Bezerra, porem a perfuração do poço, encanação de água e construção da escola fora obra do ex-prefeito Nonato Marreiros. O vereador Amystanio também sugeriu ao prefeito que fizesse uma redução nos gastos com aluguel de veículos para o município e usasse esses valores para a realização da Eleição direta para diretores visto que o gestor alega que essa eleição gera gastos para o município.
VEREADOR LOURIVAL MOREIRA.
 Em sua fala o vereador Lourival parabenizou as mães pela passagem do seu dia, e parabenizou o vereador Jander Nogueira pela sua emenda a Lei que trata da eleição direta para diretores de escolas municipais, e que como vereador jamais poderia ser contra aos interesses dos professores do nosso município, e lamenta ter ouvido do presidente da casa um relatório que engaveta ou tenta engavetar essa emenda ao artigo 198 e a realização da Eleição Direta para escolha de Diretores. Reiterou que se sente humilhado envergonhado, ferido de morte com esse relatório obsoleto, e incompatível com a Lei Orgânica municipal, e recomendou aos eleitores que saibam escolher seus candidatos, que hoje a maioria dos vereadores daquela casa são dirigíveis ou teleguiados, e que por não se prestar a tal conduta estava deixando a vida publica. Reiterou sua decepção em relação ao Presidente João Bosco, diante suas atitudes, onde diz uma coisa e faz outra. 
VEREADOR TOINZINHO GUGIA.
O vereador Toinzinho compartilhou da indignação de seus colegas vereadores no que diz respeito ao não cumprimento da Lei pelo gestor quando da negação na realização das eleições diretas para diretores das escolas municipais. Repudiou a atuação do Ônibus da Cidadania por trazer material apenas para 70 carteiras de identidades, demonstrando um desrespeito para com a população que se deslocou de suas casas e não foram atendidos. Falou também da falta de informação a respeito do funcionamento da casa do povo em Teresina, apesar de suas inúmeras cobranças, e cobrou o calçamento da rua de acesso ao cemitério, justificando que certamente não será feito uma vez que o gestor não possui entes queridos enterrados ali, e nem terrenos nos arredores. O vereador também se mostrou indignado com o numero de empresas do estado do Ceará prestando serviço no município, encontrou também um numero grande de notas fiscais da empresa Mandacaru , foram tantas que o vereador sugeriu que a empresa trocasse sua logo marca para um pé de LARANJA . O vereador Toizinho relatou que o povoado Mestiço continua sem água na escola e parte da comunidade  por conta da suspensão do fornecimento de energia e fez um trocadilho em relação aos GATOS se eram para comer os RATOS, em referencia a uma citação feita pela primeira dama em sua rede social, e questionou a fala do gestor quando chamou os ex prefeitos de ladrão e formadores de quadrilha , e que se existe um GATO  a três anos o gestor é obrigado a saber, e que encontrou uma nota fiscal no valor de 50 mil reais paga a empresa responsável pela manutenção dos poços e que esses poços passam uma semana sem funcionar quando uma simples bomba apresenta problema . Estes foram alguns dos assuntos tratados na Câmara Municipal e tudo isso graças ao POVO que sem medos nem temores se fizeram escutar.

Um comentário:

  1. O povoado canabrava situado a 3km da cidade todos os moradores pagam iluminação pública, já falei com a pessoa responsável pelo setor para colocar a iluminãção, e nunca tomaram as devidas providência, e como não resolveram eu mesma comprei o material e mandei colocar no poste próximo a minha casa.

    ResponderExcluir

Comentar Materia